Histórico

O CHIA LIIAA, nasce em diferentes momentos de trabalho e iniciativa do artista e professor Fernando Villar. O primeiro e o segundo CHIA (Corpos Humanos Intervenções Artísticas) aconteceram no Congresso Nacional em 94. Umas 100 diferentes pessoas participaram, entre estudantes, professores e artistas da cidade.

Dezembro de 2007. Ensaio aberto de Laura (2006), de Mariano Pensotti. Abril de 2008. Duas semanas de temporada no Teatro Helena Barcellos. Uma terceira semana surpresa, CHIA, LIIAA! na roda. A estréia nacional de Laura foi o primeiro trabalho do CHIA, LIIAA!. A peça encerrou, ainda, o 47º Cometa Cenas – Mostra Semestral de Artes Cênicas da UnB, em julho de 2008, e fez uma temporada de apresentações no Teatro Garagem (SESC 913 Sul), dentro do Projeto Mesa Brasil, do SESC (DF), em agosto 2008. Entrada franca e sincera.

O CHIA, LIIAA! (Corpos Humanos Intervenções Artísticas) é o braço artístico do LIIAA (Laboratório Interdisciplinar de Investigação e Ação Artística), criado e coordenado pelo artista e professor Fernando Villar. Laura apresentou oito jovens graduandos, dos quais muitos com experiências profissionais em teatro e dança. A idéia é integrar ação, reflexão e investigação artística, dentro e fora do campus universitário.

Coração Partido, de Caryl Churchill (Blue Heart, 1997), nova estréia nacional, foi a segunda montagem do CHIA, LIIAA!, em novembro de 2008, no Teatro Helena Barcellos. Com tradução de Villar, Coração Partido foi o Projeto de Diplomação em Interpretação Teatral de estudantes integrantes do grupo.

Novos destinos, novos integrantes. 18 de Maio 2010. Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, segunda apresentação de Trajetória “X”, o novo espetáculo do CHIA, LIIAA!, em troca com o Grupo Violes, coordenado pela Professora Doutora Maria Lúcia Leal, também da UnB.

Fazem parte da equipe, o diretor do grupo Fernando Villar, Rafael Tursi (que participou de todas peças dos 2000´s, em Laura como assistente de direção, cenografia em parceria com Villar e operação de som) e nas outras duas como ator), Julia do Vale (que foi atriz e assistente de direção em Trajetória "X"), Ana Paula Monteiro, Angélica Beatriz e Pedro Lima, todos atores de Trajetória "X". Em Trajetória, temos ainda Diego Borges cuidando da luz e Mariana Borges e Adni Rocha nas projeções multimídia.

Um novo elemento é Eduardo Mossri, ator paulistano que veio ensaiar aqui em Brasília para a estreia de Ivan e os Cachorros em maio de 2011 no Teatro Cultura Inglesa em São Paulo. O espetáculo também foi selecionado para o Cena Contemporânea 2011 - Festival Internacional de Teatro de Brasília.

Em 2011, o CHIA, LIAA! participou também do 24º Festival Internacional de Teatro Universitário de Bumenau - FITUB, com o espetáculo Trajetória "X" e levou o prêmio de Melhor Ator do festival com Pedro Lima e a indicação de Melhor Atriz para Ana Paula Monteiro.